Dúvidas

Home / Dúvidas

Parecem ser eternas as dúvidas e debates que sempre surgem quando o assunto é a escolha entre Notebook gamer ou PC gamer. Enquanto alguns preferem jogar em desktops, baseados nos argumentos em torno do desempenho, outros não abrem mão da portabilidade e mobilidade de um notebook de alta performance para jogos.

De qualquer maneira, uma coisa é certa: com a evolução das placas de vídeos, aumento da autonomia da bateria e melhoria dos desempenhos dos modelos dos notes voltados ao mundo dos games, o gap de performance entre essas duas categorias de produtos é cada vez menor e imperceptível.

Abaixo, você confere as vantagens que mostram com clareza o alto nível de rendimento dos notebooks para gamers, cada dia mais leves, finos, menores e mais potentes.


1 – Portabilidade – Notebook Gamer

Jogar é um evento social. Mesmo que virtual, estar perto dos amigos e outros gamers é algo especial. Poder ter a liberdade de ir até a casa do colega, para a praia ou mesmo viajar de férias e ainda levar a sua máquina para se divertir faz muita diferença.

E se anos atrás ainda poderia se fazer a relação notebooks para games x peso, esse argumento vem caindo por terra. Os aperfeiçoamentos das linhas de placas de vídeos e de outros componentes estão tornando os notebooks menores, mais finos, leves e, ao mesmo tempo, igualmente poderosos comparados aos desktops.

Assim, levar o notebook para jogar em qualquer lugar tem ficado cada vez mais fácil e confortável.


2 – Placas de Vídeo

Já que falamos das placas de vídeo acima, todos os gamers sabem que elas são itens fundamentais e responsáveis por gerar as imagens perfeitas para os jogos que são exibidas na tela de um computador. Aqui você pode ler um pouco mais sobre como escolher uma placa de vídeo e seu desempenho.

As placas de vídeo para notebook gamer mais recentes do mercado, como a potente série GTX 1000M da NVIDIA, que promete alcançar cada vez mais a potência do PC gamer, reduzindo assim a distância entre um notebook gamer para um desktop.

Essa evolução, aliada a outros recursos e tecnologias, vai propiciar um jogo perfeito e lisinho rodando no ultra com alta performance.


3 – Bateria

Aquela época em que a bateria do notebook de alto desempenho durava pouco e que atrapalhava os jogos chegou ao fim. De tempos para cá, com tecnologias como a Battery Boost, é possível jogar sem estar conectado na tomada e com todas as configurações do jogo no ultra.

Esse aumento da autonomia da bateria sem perda de desempenho é possível graças a essas melhorias que regulam o desempenho da GPU e fornecem apenas a quantidade certa de energia, garantindo maior eficiência da bateria mesmo em jogos com demanda gráfica acima dos 30FPS.

Ou seja: você não precisa ficar preso a uma tomada durante um bom tempo do jogo, ou caso surja um imprevisto, como a queda de energia ou mudança de um cômodo da casa para outro.


4 – Design Gamer

Apesar de ser um quesito onde o pc gamer está na frente, um notebook para jogos também apresenta estruturas de design que vão muito além de LEDs e teclas retroiluminadas.

Embora um desktop para jogos tenha maior área para aplicação de design gamer, sem precisar respeitar as limitações de tamanho como os laptops, o notebook gamer pode ser considerado um pacote completo.

Contando com modelos de notebooks que possuem múltiplos coolers, teclado anti-ghosting com teclas macro programáveis, tamanhos de telas e gadgets especiais como leitor biométrico, touchpad multi-toques, cooler booster, entre outras tecnologias diversas, transformando-os em super máquinas da categoria de games.


5 – Manutenção

A manutenção dos notebooks gamers se tornou muito mais fácil nos últimos anos. Atualmente, muitos jogadores já preferem comprar a peça com o fabricante, ou em sites especializados, e fazer por conta própria a troca, o que antes era normalmente visto como um empecilho ou algo exclusivo dos PCs.

Empresas que fabricam notebooks de alto desempenho já oferecem ao cliente a opção de realizar a troca ou providenciar o envio das peças.

Além disso, os notebooks atuais são bem mais fáceis de abrir, facilitando assim tanto a alteração de uma placa de vídeo ou cooler como a limpeza das peças.

É claro que, considerando o espaço interno disponível, um PC para jogos pode ser mais fácil para quem não tem tanta habilidade técnica.

Com essas informações, você pode perceber que a diferença entre PC gamer e Notebook gamer é quase mínima em termos de performance e qualidade para rodar qualquer tipo de jogo. Que tal agora visitar a loja online da Avell e comparar os modelos das máquinas e se preparar a sua próxima compra?